BPS

Business Process Solutions

As soluções da S2M são desenhadas com o objetivo de promover a transformação digital nos negócios. Com o Business Process Solutions (BPS), sua empresa terá excelência operacional com redução de custos.

Conheça melhor todos os serviços oferecidos dentro desta vertente.

VANTAGENS DOS PROCESSOS BPS

Business Process Solutions
 

PMO

O PMO – Project Management Office –, ou em português, Escritório de Gerenciamento de Projetos, é uma estrutura organizacional que tem como objetivo promover a padronização dos processos de governança e de gestão de projetos empresariais.

No cenário de transformação digital, as empresas precisam ir além das tecnologias que serão adotadas. Como já mostramos em nosso blog, a organização, o modelo operacional, os processos e a cultura empresarial são fundamentais para essa mudança de forma integral.

Sendo assim, o Escritório de Projetos, é um serviço que provê uma completa estrutura de organização. Ele pode ser realizado em três formatos: corporativo, departamental ou operacional. Em qualquer um dos três, oferece orientações, métodos e ferramentas para que os gerentes de projetos possam conduzir os seus projetos.

RPA

Consultoria com base e levantamento de dados de processos do cliente, para realizar análise e direcionamento assertivo em relação a processos com potencial de automação, através de processos de Assessment , Mapeamento de processos, Otimização de processos e testes unitários.

O RPA (Robot Process Automation), é o nome dado às soluções de automação com o uso de softwares (robôs) que navegam na camada de visualização de sistemas. O objetivo é de substituir tarefas repetitivas, operacionais e de baixa complexidade, deixando as pessoas livres para atuar em atividades que exigem o uso de julgamentos, da razão, de sentimentos e de fatores humanos que contribuem para a inovação de qualquer empresa.

Os robôs são capazes de automatizar tarefas repetitivas e processos sistemáticos em ambientes digitais, com o intuito de imitar as interações que os usuários fariam ao lidar com seus sistemas de gestão, por exemplo.

Gestão de Processos (BPM)

Com o gerenciamento de processos de negócios, o BPM (Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, com foco em processos de ponta a ponta.

O BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar e gerenciar o desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos.

Mapeamento de Processos

O mapeamento de processos é uma ferramenta comumente utilizada em projetos de melhoria/transformação de processos e possibilita identificar gargalos, delimitar funções e papéis, prever recursos, estimar custos e mensurar o desempenho do processo.

Dentre os benefícios, destacamos a entrega do desenho/ fluxo do processo, e o diagrama com todas as atividades, segundo notação BPMN.

Mapeamento de Performance de Processo

Não basta ter uma cadeia de valor desenhada se você não consegue mensurar como está a saúde dos processos da sua empresa.

Será que os processos ponta-a-ponta da sua organização (aqueles que ultrapassam as barreiras departamentais) estão performando bem e entregando todos os benefícios esperados? Obter essa informação fica muito mais fácil quando se tem um sistema de indicadores de performance estabelecido, que acompanha a performance do processo.

Com o Mapeamento de Performance de Processo, você terá acesso aos indicadores que podem afetar o desempenho de determinado processo, como estes indicadores interagem entre si e quais impactos causam no resultado. Desta forma, será possível entender as relações entre as diversas áreas.

Auditoria de Processos

A Auditoria de processos é uma prática muito comum dentro das empresas, pois é uma oportunidade de analisar se a operação está em ordem e funcionando corretamente. A ação identifica melhorias, detecta riscos para o negócio, examina se as tecnologias estão adequadas e mede a produtividade.

A Consultoria em processos é realizada em 5 fases, que incluem:

  • Preparação
  • Avaliação das práticas de processos
  • Análise das evidências coletadas
  • Entrega de relatório com as principais considerações
  • Acompanhamento das ações de melhorias

Dentre os benefícios, é possível obter:

  • Análise de risco
  • Sugestões de melhorias
  • Aferição de métricas (KPI’s)

Implementação de Escritório de processos (BPMO)

O escritório de processos (BPMO) é a estrutura responsável por gerenciar os processos de negócio, apoiando os gestores das áreas e disseminando a metodologia utilizada na organização. O BPMO ajuda a priorizar e otimizar processos, estabelecer indicadores de desempenho, criar mecanismos de controle e definir responsabilidades.

É um framework de gestão de negócios e, os escritórios de processos implantados pela S2M já vêm equipados com ferramentas e métodos testados e aprovados por nós. A implantação de processo é feita de ponta a ponta, de forma que ultrapassam as barreiras dos departamentos, integrando pessoas por meio da plataforma correta, para aumentar a performance.

Consultoria em Gestão de Projetos (PO)

Um Product Owner (PO) é um profissional com skills necessários para lidar com problemas e desejos de diversos stakeholders, alinhar e gerenciar expectativas embasados em seu Roadmap, OKR’s e benchmarking, sempre visando a criação de um produto que resolva problemas e gere valor para os clientes e resultado para a empresa.

A S2M atua nas fases de Assessment, Mapeamento, Desenvolvimento e COE.

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