RPA no RH: confira 5 vantagens e veja o que automatizar

confira 5 vantagens e veja o que automatizar

A aplicação do RPA acresce de diversas formas a produtividade diária de qualquer empresa. Afinal, a automação de tarefas se tornou extremamente vantajosa em casos de operações simples e rotineiras, e ao mesmo tempo fundamentais para o andamento dos negócios.  

Não é à toa que a consultoria Gartner prevê para 2021 um crescimento de 19,5% do mercado de automação de processos em relação ao último ano. E que 90% das empresas de larga escala em todo o mundo deverão adotar mais RPA até 2022 para ter maior escalabilidade.

Isso porque o RPA tem provado a sua eficiência em processos manuais e intensos. Em uma companhia, por exemplo, o setor de Recursos Humanos é especialmente caraterizado por esse tipo de atividade, tornando maçante o trabalho dos profissionais envolvidos.

Entenda como o RPA beneficia as atividades dos gestores de Recursos Humanos

1. Assertividade

Um sistema automatizado garante maior agilidade e eficácia das atividades entregues, visto que o RPA dispensa esforços com ações repetitivas e grande probabilidade de falha humana.

2. Otimização do tempo

 A agilidade oferecida pelo RPA tem reflexo direto na produtividade dos profissionais de RH, pois munidos de ferramentas de robotização, os gestores ganham tempo para se dedicarem a ações mais estratégicas.

3. Qualidade de entrega e redução de erros

Os bots são programados para execução fiel de atividades antes exercidas por humanos. Com a padronização desses processos, as taxas de erros são significantemente reduzidas e os resultados são precisos.   

4. Maior desempenho profissional

 O RPA proporciona organização, integração e facilidade dos processos comuns ao RH e, por isso, para quem está à frente desse setor, acompanhar as métricas e estabelecer quais são as prioridades se torna muito mais fácil com o auxílio de bots. O RPA pode ainda ser integrado aos sistemas legados da organização para interagir com dados e processos de outras fontes, trazendo uma visão bem mais abrangente para o gestor.

5. Simplificação de tarefas

O RPA é recomendável principalmente no apoio de serviços administrativos, com o objetivo de tornar mais fácil o dia a dia dos gestores de áreas. Para os profissionais do RH essa é uma tecnologia imprescindível para uma gestão eficiente de um setor que envolve tantas burocracias.

Mas afinal, o que é possível automatizar no RH?

Confira algumas sugestões do que automatizar no seu RH:

  • Checagem de folha de pagamento
  • Acompanhamento do registro de ponto e saldo de horas
  • Validação de cadastro e admissão de novos funcionários
  • Solicitação de acesso a novos colaboradores
  • Rescisão do contrato de trabalho
  • Bloqueio/Suspensão de acessos a colaboradores
  • Consulta no Portal do Cidadão e e-Social
  • Aquisição de vales refeição e alimentação
  • Gestão de beneficiários de plano de saúde
  • Conferência mensal de fatura de planos de saúde
  • Validação da programação de férias

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