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PMO: o que é?

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O PMO – Project Management Office –, ou em português, Escritório de Gerenciamento de Projetos, é uma estrutura organizacional que tem como objetivo promover a padronização dos processos de governança e de gestão de projetos empresariais. Mas, afinal, o que é?

No cenário de transformação digital, as empresas precisam ir além das tecnologias que serão adotadas. Como já mostramos em nosso blog, a organização, o modelo operacional, os processos e a cultura empresarial são fundamentais para essa mudança de forma integral.

Sendo assim, o Escritório de Projetos, é um serviço que provê uma completa estrutura de organização. Ele pode ser realizado em três formatos: corporativo, departamental ou operacional. Em qualquer um dos três, oferece orientações, métodos e ferramentas para que os gerentes de projetos possam conduzir os seus projetos.

De forma simples, o PMO encontra um hiato dentro das organizações, sem estrutura de projetos e metas. E, de forma ágil e sem custo a longo prazo, implementa métricas e times para a solução dos desafios internos.

Como funciona o PMO?

De acordo com a ISO 21500:2012, o Escritório de Projetos está apto para a execução de uma variedade de atividades. Entre elas, governança, normalização, treinamento em gerenciamento de projeto, planejamento e monitoramento de projeto.

Todas as empresas que têm o gerenciamento de projetos podem contratar o serviço de PMO. Isso porque o Escritório de Projetos consolida a documentação dos projetos, bem como ajuda na disseminação das boas práticas.

A atuação do PMO pode ser realizada pela definição e o monitoramento de indicadores relativos à gestão de projetos, assim como ao assumir a gestão direta de parte destes projetos. As demais atividades contemplam a mediação de reuniões de acompanhamento e alinhamento e a geração de relatórios dos projetos empresariais.  

Essas atividades são estruturadas de acordo com a necessidade de cada projeto e dispostos em três formatos:

corporativo

Corporativo: está atrelado a todas as áreas da organização e, na maior parte dos casos, tem relação direta com a estratégia da empresa.

departamental

Departamental: apoia uma área na entrega de resultados por meio de um portfólio de projetos específico.

Operacional: é um escritório de projetos que integra a estrutura para gerenciar exclusivamente um projeto ou programa por um período determinado.

Quais são os benefícios do PMO

Segundo Kerzner, guru do gerenciamento de projetos, após dez anos de estudo do PMO aplicado nas organizações, afirma que os principais benefícios são:

  • Padronização;
  • Processo de decisão abrangente;
  • Melhor planejamento e utilização de recursos;
  • Informação mais rápida e de melhor qualidade;
  • Ganhos em eficiência e eficácia;
  • Menor número de reuniões;
  • Priorizações mais realistas;
  • Desenvolvimento de futuros Gerentes de Projetos.

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