No momento você está vendo Qual futuro do gerenciamento de projetos?

Qual futuro do gerenciamento de projetos?

  • Post category:Blog

Organizações e empresas já perceberam a necessidade de ser ágil no mundo atual, principalmente, por questão de sobrevivência. Historicamente, os PMOs (Escritórios de Gerenciamento de Projetos) concentraram-se em supervisionar atividades táticas que apoiavam a implementação e o desenvolvimento de projetos. Atualmente, ao se passar para uma atuação mais estratégica, o PMO capacita executivos a alcançarem melhores resultados e a atuarem de forma mais ágil.

Com o cenário atual, podemos perceber que a evolução tecnológica está constante e cada vez mais rápida. Com isso, as organizações precisarão ter cada vez mais capacidade de adaptação e mudar seu mindset para permitir o fluxo contínuo de entregas que agregam valor para a organização e para o cliente.

Podemos dizer ainda que a incorporação de fireworks será fundamental, tanto para projetos quanto para processos. O uso de métricas que permitam melhores estimativas de prazos e esforço de métodos ágeis permitirão uma melhor previsibilidade de processos e projetos.

Esperamos que, para dar um suporte mais rápido e efetivo no planejamento e nas tomadas de decisões, o investimento em novas tecnologias de colaboração e IA (Inteligência Artificial). Por exemplo, a IA usará dados históricos como base na criação de cronogramas iniciais e registros de riscos.

As equipes de projetos também serão afetadas, pois terão cada vez mais componentes variados (incluindo contratado/freelancer, tempo integral, meio período, remoto, etc) potencialmente complicando dinâmicas de equipe, comunicações diárias e operações administrativas.

O Gerente do Projeto, neste cenário, terá maior foco na geração de resultados, pois ele será um facilitador das mudanças organizacionais e precisará estar atento ao retorno do investimento. Assim, ele precisará ter uma ênfase em todo o alinhado dos seus projetos com a estratégia, capacidade de gestão de mudanças e entrega de resultados.

As soft skills se tornarão mais importantes no sucesso do projeto e os gerentes precisarão ser mestres em influência porque os projetos terão mais stakeholdes envolvidos. Por isso, o PMO do futuro precisará ter uma combinação de habilidades técnicas, de liderança e estratégicas, e de gerenciamento de negócios. E, claro, com a capacidade de aprender e acompanhar a evolução tecnológica.

Trabalhe com a gente!

As nossas soluções são desenhadas para promover a transformação digital nos negócios.

Conte com a assistência dos especialistas da S2M para melhorar seus processos internos da forma mais  assertiva e completa possível e na adoção do PMO as a Service.

A S2M tem uma área de processos de soluções de negócios para que a sua empresa tenha excelência operacional com a redução de custos. Em seus mais de 20 anos de mercado, é comprometida com a inovação, por isso, oferece Escritórios de Gerenciamento de projetos sob medida para atender a cada etapa de projeto.

Entre em contato com a nossa equipe. Temos a proposta certa para implantar o seu PMO as a Service.