No momento você está vendo Conheça o trabalho de mapeamento de processos da S2M na construção do RPA
Conheça o trabalho de mapeamento de processos da S2M na construção do RPA. Processos conduzidos por robôs funcionam mais rápida e assertiva.

Conheça o trabalho de mapeamento de processos da S2M na construção do RPA

  • Post category:RPA

Conheça o trabalho de mapeamento de processos da S2M na construção do RPA

Umas das principais ofertas da S2M é o serviço de mapeamento de processos.

O mapeamento de processos é o passo que antecede a construção do RPA (Robotic Process Automation), ou seja, é impossível fazer uma automação robótica de forma realmente funcional se esse mapeamento não for feito antes.

Então, se você pensa em automatizar procedimentos da sua empresa, não deixe de ler esse artigo!

Entenda por que esse mapeamento é tão importante

Quando falamos em RPA, estamos nos referindo a colocar softwares para executarem serviços humanos. Mas, por que substituir pessoas por processos automatizados se mostra cada vez mais vantajoso?

Porque esses processos quando conduzidos por robôs funcionam de forma muito mais rápida e assertiva. Desse modo, podemos ter maior eficiência e resultados de uma mesma atividade, reduzindo qualquer possibilidade de erro à zero e dispensando todo um trabalho pesado e cansativo que alguém teria que fazer.

Porém, esses resultados não serão atingidos se essa tecnologia for empregada de forma precipitada, sem um estudo prévio. Afinal, o que adianta possuir um processo automático se ele não for funcional ao tipo do seu negócio?

É nesse contexto que o mapeamento de processos se mostra fundamental.

Como posso usar o RPA da melhor forma?

A partir da análise de processos que a S2M realiza, é possível identificar e entender o cenário atual (“AS IS”) relativo aos processos de negócio, identificar gargalos, prever recursos, estimar custos e mensurar o desempenho, entre outros pontos.

Permite a todos envolvidos enxergar o processo como um todo e os impactos positivos e negativos no resultado que este se propõe a entregar. A partir deste levantamento, temos a definição dos requisitos de melhorias (“TO BE”) desejadas e priorizadas. É nessa fase que serão eleitos os processos e tarefas a serem automatizadas através de uma solução RPA.

Processos com mudanças frequentes, ambientes voláteis, e que possuem uma gama de atividades muito grande, não são tão interessantes para implementar a automatização, por exemplo.

Enquanto processos estáveis, com situações comuns e, principalmente, repetitivas, são os maiores alvos para o uso desse tipo de tecnologia.

Por isso, a ideia é focar em procedimentos padronizados que geram fadiga e até um certo tédio, uma vez que são realizados manualmente e de maneira intensa.

Assim, a empresa investe no RPA de um jeito mais seguro, consegue o engajamento do time e ao mesmo tempo tem resultados mais tangíveis em mãos, já que os lugares priorizados para automação são aqueles de maior interesse.

Implementando um sistema RPA com mapeamento de processos

Como vimos, o mapeamento de processos é uma etapa importante que antecede a execução do RPA na prática, e por essa razão ele faz parte do portfólio de serviços de uma área totalmente dedicada e especialista da S2M.

Conheça agora como funciona cada estágio desse serviço ofertado:

Assessment e Mapeamento  de processos

O primeiro passo ao se decidir pela adoção de robôs é promover a análise dos processos atuais.

Se você ainda não sabe por onde começar, a S2M te apoia na identificação de oportunidade de otimização e transformação nas diversas áreas da empresa. Esse primeiro procedimento consiste em um trabalho investigativo que a própria S2M faz para a identificação dos processos possíveis de automatização dentro do seu negócio, criando um pipeline de oportunidades e qual tecnologia pode realmente ser melhor aplicada.

Com a priorização, são selecionados os processos para mapeamento detalhado no menor nível por ação (AS IS), visando a otimização (TO BE) antes da automação. A modelagem do cenário atual é fundamental para garantir a eficiência na otimização. Uma análise mal concebida pode gerar erros repetidos em uma escala assustadora.

Otimização

Após finalizada a análise e feito o reconhecimento dos processos a serem automatizados, é iniciada a fase de transformação dos processos, que trará uma visão completa de como ficarão os processos da sua empresa, garantindo que este novo processo reflita a melhor forma de executar o trabalho. A partir daí entra a construção e implementação do seu RPA.

Assim, o objetivo é que o sistema realize as tarefas quantas vezes forem necessárias sem se cansar, sem erros, e numa velocidade maior do que quando feitas por mãos humanas.

Acompanhamento

Para garantir que os novos processos estão alcançando os resultados esperados, é preciso monitorá-los de acordo com os indicadores de desempenho e KPIs definidos com as áreas envolvidas.

A S2M acompanha esses indicadores e se necessário, realiza alguns ajustes para que a sua empresa alcance o resultado esperado.

Vamos conversar sobre RPA?  

A automatização traz consigo diversas vantagens que auxiliam você e a sua equipe a focar no desenvolvimento criativo da sua empresa. Mas lembre-se que fazer o mapeamento dos processos é imprescindível para uma automação bem sucedida, sem frustrações.

Por isso, recomendamos que conheça mais a fundo o serviço oferecido pela S2M.

Entre em contato conosco e solicite uma reunião.